Translate

21 de abril de 2013

Genialidade Norueguesa




                                                      a-ha – Hunting High And Low

Hoje sairei um pouco da minha zona de conforto para falar de uma banda que eu amo de paixão: O a-ha!
O trio norueguês formado por Mortem Harket (vocais), Paul Waaktaar-Savoy (guitarra) e Magne Furuholmen (teclados e sintetizadores), foi um dos maiores nomes da música pop mundial nos anos 80, mais precisamente no ano de 85, onde a banda conquistou o mundo com um hit daqueles que muitos tentam, mas poucos conseguem... poucos são os casos, como "The Final Countdown" (Europe), "Eye of the Tiger" (Survivor) e "We Will Rock You" (Queen), entre outras poucas.
Falemos então da criação divina do a-ha... o mito, o monstro, o ícone chamado "Take on Me"!
"Take on Me" é a faixa de abertura do primeiro disco do a-ha, "Hunting High And Low" de 1985, e foi a música que alavancou a banda ao topo das paradas. A canção foi a primeira que Motem ouviu Paul e Magne tocarem, quando ainda se chamava "Lesson One", e após várias tentativas, soltaram a música como single em 1984 e o resultado foi catastrófico... apenas 400 cópias foram vendidas. Mas sabendo do potencial dessa música, o produtor Alan Tarney retrabalhou-a com a banda e em 1985 "Take on Me" se tornava um fenômeno mundial, vendendo 1,5 milhões de cópias no mundo todo em apenas 1 mês. estima-se que a canção tenha vendido cerca de 6 ou 7 milhões de cópias mundo afora, sendo númeuro 1 na billboard 200 dos Estados Unidos e npumero 2 nas paradas da Grã Bretanha. O motivo do posto mais alto nas paradas americanas foi a grande veinculação do videoclipe na MTV, baseado em cenas do filme "Altered States" de Ken Russell, e convenhamos... é quase impossível não se lembrar daquele clássico videoclipe que até pouco ainda alegrava nossas manhãs no extinto "MTV Clássicos". O clipe ainda faturou 6 prêmios no MTV Video Music Awards de 1986.
Mas o disco não se resume apenas a "Take on Me", tendo o single "The Sun Aways Shines On T.V." atingido a posição 20 na Billboard Hot 100.
"The Sun Always Shines on TV" foi o último single da banda a figurar no Top 40 da Billboard, e a partir deste dia a banda é frequentemente lembrada nos Estados Unidos entre o público geral devido ao sucesso estrondoso de "Take on Me", fazendo com que a banda seja freqüentemente (e incorretamente) considerada  "banda de uma canção só". No retso do mundo a história foi bem diferente: "The Sun Always Shines on TV" fez um sucesso muito maior entre os fãs britânicos do que "Take on Me", atingindo a primeira colocação nas paradas de sucesso e o álbum "Hunting High and Low"  foi um sucesso de vendas mundial. Nos Estados Unidos, vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e ganhou o Disco de Platina certificado pela RIAA. Até 2009, o disco vendeu cerca de 10 milhões de cópias em todo o mundo. Outros destaques do álbum são "The Blues Sky", "Living in a Boy's Adventure Tale" e a belíssima faixa título, "Hunting High And Low".

Nenhum comentário:

Postar um comentário